sábado, 21 de março de 2009

Está acontecendo a festa do Pe Cícero, comemoração dos 165 anos do homem que faz de Juazeiro a grande cidade que nós conhecemos e que movimenta pessoas de vários lugares.A FEART participa dessa festa na praça do Memorial das 17:00 ás 22:00hs até o dia 24/03. Aqui já tenho algumas fotos dessa exposição. Confiram!








segunda-feira, 16 de março de 2009


19 de Março também é o dia do artesão. Parabéns aos artesãos da FEART, aos artesãos de Juazeiro do Norte e região do Cariri. Região onde vivem muitas pessoas que se mantêm através dessa profissão, talvez, uma das mais antigas profissões, e que mostram através de sua arte, maravilhosos trabalhos, feitos com certeza, com muito carinho e dedicação.Parabéns a todos os artesãos e que São José abençõe o nosso trabalho e o nosso esforço.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Desperte sua consciência, antes que seja tarde demais.

sábado, 7 de março de 2009


"Seja livre viva o amor, ser feliz não é viver tão longe da dor. "
Há coisas na vida que não sabemos como resolver. Entregue então, a quem tem capacidade para tal.

sexta-feira, 6 de março de 2009



História do Artesanato



A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho.

Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.C) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais.

No Brasil, o artesanato também surgiu neste período. Os índios foram os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitos com penas e plumas de aves.


O artesanato pode ser erudito, popular e folclórico, podendo ser manifestado de várias formas como, nas cerâmicas utilitária, funilaria popular, trabalhos em couro e chifre, trançados e tecidos de fibras vegetais e animais (sedenho), fabrico de farinha de mandioca, monjolo de pé de água, engenhocas, instrumentos de música, tintura popular. E também encontram-se nas pinturas e desenhos (primitivos), esculturas, trabalhos em madeiras, pedra guaraná, cera, miolo de pão, massa de açúcar, bijuteria, renda, filé, crochê, papel recortado para enfeite, etc.

O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Tenha certeza que Deus está sempre ao seu lado, ouvindo o teu coração e disposto a te amparar e orientar os teus passos sempre.Ouça!